top of page

Ureteroscopia

Consiste em um procedimento minimamente invasivo (sem cortes) em que o urologista acessa o sistema urinário alto (rim e ureter) com um aparelho endoscópico. Geralmente é realizada no tratamento de cálculos renais/ureterais, porém também possui indicação na investigação de hematúria, estenoses ureterais, tumores ureterais ou outras situações em que o urologista julgar importante.

Este procedimento é realizado sob anestesia geral, frequentemente com alta precoce do paciente após a recuperação anestésica.

Cateter Duplo Jota

É um cateter instalado no sistema urinário que realiza a drenagem da urina do rim em direção à bexiga do paciente. Possui diversas indicações para uso médico, como o tratamento de obstruções urinárias agudas por cálculos renais/ureterais e estenoses ureterais. Também é utilizado na prevenção de obstrução ureteral após ureteroscopia, principalmente se esta demonstrou alguma situação atípica. Uma parcela importante de pacientes relata desconforto durante o uso deste cateter (dor para urinar e nas costas, sangue na urina..), sendo importante a avaliação do médico para definir se o tratamento está correndo de forma adequada.

Nefrostomia

É um cateter instalado no sistema urinário que realiza a drenagem da urina do rim em direção à pele paciente. Também possui diversas indicações para uso médico, como o tratamento de obstruções urinárias agudas por cálculos renais/ureterais e estenoses ureterais. Em função do desconforto comparado ao cateter duplo jota, acaba sendo pouco utilizado. De qualquer forma é uma alternativa aos casos em que o duplo jota não é possível de ser posicionado, situação que pode ocorrer dependendo do grau de obstrução do ureter

Santa Maria - RS

Rua Pinheiro Machado 2350

Central de Clínicas - sala 807 B

Contato

Telefone : 55 3223-4057

Email urosantamaria@gmail.com

bottom of page