top of page
Ressecção Transuretral de Próstata
Consiste em um procedimento minimamente invasivo (sem cortes) em que o urologista acessa a próstata através de um aparelho endoscópico. Sua principal indicação é na retirada de fragmentos da próstata, com vistas à melhora da drenagem de urina e alívio dos sintomas obstrutivos do paciente. Estes fragmentos são encaminhados para análise, geralmente ocasionados pela hiperplasia benigna de próstata.
Este procedimento pode ser realizado tanto sob anestesia regional como geral. Após procedimento cirúrgico paciente fica em uso temporário de uma sonda urinária por 1-3 dias na maior parte das vezes, quando então retira a mesma e passa a urinar de forma espontânea.

Ressecção Transuretral de Bexiga
Consiste em um procedimento minimamente invasivo (sem cortes) em que o urologista acessa a bexiga através de um aparelho endoscópico. Sua principal indicação é na retirada de fragmentos de nódulos ou tumores de bexiga. Estes fragmentos são encaminhados para análise, podendo ser causados por doenças benignas ou malignas da bexiga.
Este procedimento pode ser realizado tanto sob anestesia regional como geral. Geralmente o paciente recebe alta logo após a recuperação anestésica e sem sonda. Em algumas situações específicas se faz necessário manter uso de sonda por tempo maior (podendo chegar até 10 dias).

bottom of page