top of page

HPV

 

Você conhece o HPV ?

 

HPV é uma sigla que significa Human Papiloma Virus (vírus papiloma humano). 
Atualmente este vírus é considerado a doença sexualmente transmissível (DST) mais frequente no Brasil, alcançando taxas alarmantes de até 80% da população jovem sexualmente ativa em algumas grandes cidades brasileiras. Os dados existentes revelam, ainda, que o vírus possui alta prevalência em todas classes sociais.
Esse crescimento na prevalência da infecção traz graves problemas de saúde pública, tais como câncer de pênis, câncer anal e câncer de colo uterino.

Quais os sintomas ?

O HPV vai se manifestar de diferentes maneiras, dependendo de fatores individuais como a imunidade. Existem diversas pessoas completamente assintomáticas, mas que estão infectadas e que podem contaminar outros indivíduos, entretanto a principal manifestação clínica é a formação de verrugas genitais. Estas lesões cutâneas geralmente se localizam na região do prepúcio, freio e glande dos homens, porém quando examinados adequadamente muitas vezes identificamos lesões na região pubiana, bolsa escrotal, parte interna das coxas e região anal. 
Nas pacientes do sexo feminino as lesões na genitália externa podem ocupar a vulva (pequenos e grandes lábios), além da região pubiana, coxas e ânus. As pacientes do sexo feminino possuem uma particularidade que são as lesões intravaginais, as quais podem crescer e se transformar silenciosamente em câncer do colo uterino e é por tal motivo que se realizam os exames ginecológicos periódicos preventivos.

Como contrair o vírus ?

A principal forma de contágio é através do contato mucocutâneo, principalmente durante relações sexuais. Uma particularidade desta DST é que o preservativo não confere proteção completa, visto que muitas lesões se encontram na bolsa escrotal e regiões ao redor dos genitais. De qualquer forma, o uso deste dispositivo é de suma importância para reduzir as chances de contaminação por este vírus, além das diversas outras DST’s. As diferentes práticas sexuais são capazes de infecção pelo vírus, tais como sexo vaginal, anal e oral.
Como relatado anteriormente, muitas pessoas possuem o vírus de forma assintomática e podem contaminar seus parceiros sexuais, porém as verrugas são regiões de grande concentração de vírus e aumentam o risco de trasmissão.

Quais exames detectam o HPV ?

O diagnóstico do HPV é realizado pelo exame clínico com médicos habituados a tratar tais lesões, como o urologista, ginecologista e dermatologista.
Existem diferentes formas de detecção, dentre elas o exame de inspeção, o teste papanicolau, colposcopia e peniscopia.
Especificamente no homem existem controvérsias em relação ao benefício de peniscopia, sendo necessário individualizar o paciente para definir a necessidade deste exame.
Em função do comportamento biológico deste vírus, os exames de sangue (sorologias) também possuem controversa utilidade. A melhor forma de confirmar a presença da lesão é com biópsia e análise do tecido.

Qual o tratamento ?

A infecção pelo HPV, infelizmente, não tem cura, porém existe tratamento.
O tratamento busca eliminar as verrugas, reduzindo a chance de transmissão, crescimento e evolução para lesões malignas.
Existem diversas opções terapêuticas, tais como: cremes, pomadas, ácidos líquidos, nitrogênio e cirurgias. As características da lesão e a resposta individual vão definir a melhor opção de tratamento.

Como prevenir ?

A melhor forma de não contrair o HPV é não entrar em contato com ele.
O uso de preservativos reduz de forma importante as chances de contrair o vírus, mas não evita completamente as lesões em região fora da genitália.
Existem dois tipos de vacinas para prevenir o HPV, uma bivalente (voltada aos vírus dos tipos 16 e 18) e uma tetravalente (para os vírus 6, 11, 16 e 18). Estes vírus são os mais prevalentes (6 e 11) e de maior risco para se transformar em câncer (16 e 18), porém existem diversos outros tipos que as vacinas não possuem proteção, portanto o uso de preservativos ainda é a melhor forma de proteção.

 

Oriente-se com o Urologista!

Santa Maria - RS

Rua Pinheiro Machado 2350

Central de Clínicas - sala 807 B

Contato

Telefone : 55 3223-4057

Email urosantamaria@gmail.com

bottom of page