top of page
Cálculos Renais
O QUE É ?
A litíase renal, mais popularmente conhecida como "pedra nos rins", é uma patologia frequente e com potencial importante de prejuízo na qualidade de vida dos pacientes.
COMO SE FORMAM
Os cálculos são formados devido a um desequilíbrio no processo de filtração do sangue nos rins e eliminação da urina, levando ao acúmulo de cristais na urina e a formação de verdadeiras pedras. Existem diferentes tipos de cálculos renais, entre os mais frequentes estão os de cálcio, ácido úrico e estruvita (este também conhecido como fosfato amoníaco magnesiano).

CAUSAS
Podemos considerar que a desidratação (seja pela baixa ingesta hídrica ou por perdas excessivas de água corporal) é a principal causa, porém doenças como hiperuricemia (excesso de ácido úrico), infecções urinárias e distúrbios endocrinológicos devem ser lembradas como fatores contribuintes na gênese da litíase urinária.
SINTOMAS
As queixas clínicas são variáveis, desde pacientes completamente assintomáticos até outros com quadros de dor muito intensa. Esta discrepância de sintomas se deve em função das diferentes apresentações da doença (depende do tamanho da pedra, localização, grau de obstrução da drenagem da urina, capacidade de funcionamento dos rins, entre outras variáveis).
TRATAMENTO
Levamos em consideração o número, o tamanho, a localização e a densidade dos cálculos ao decidir pelo tratamento mais adequado, podendo ser observação e analgesia, litotripsia extracorpórea, ou até mesmo cirurgias para retirada dos cálculos.
O urologista possui treinamento para realizar o diagnóstico e definir o tratamento individualizado do paciente.
Abaixo dispomos de um vídeo explicativo da Sociedade Brasileira de Urologia.
bottom of page